O que é manejo de fauna?

Manejo de Fauna é a aplicação de conhecimento ecológico às populações de espécies da fauna, que busca o equilíbrio entre as necessidades dessas populações e as necessidades das pessoas (Resolução CONAMA n. 466).

Quais são as principais técnicas de manejo utilizadas em aeroportos?

-manejo de ambiente (também conhecido como moficação de ambiente e manejo indireto)

-afugentamento

-manejo de animais ou parte deles (também conhecido como manejo direto)

-captura

-translocação

-abate

O que é translocação de fauna e quando utilizá-la?

A translocação é um método de manejo de fauna que envolve a captura de organismos vivos em uma determinada área para posterior soltura em outra área previamente determinada, conforme a distribuição geográfica da espécie (Resolução CONAMA nº 466/2015).

Esse método pode ser utilizado por diversas razões desde técnicas relacionadas à conservação da biodiversidade, remoção de animais numa área que terá vegetação suprimida, e até com a intenção de controle de uma determinada população em um local para reduzir algum conflito entre o homem e a fauna.

No gerenciamento de risco de fauna em aeroportos, a translocação deve seguir o que é dito na Resolução CONAMA n. 466 e demais legislações ambientais aplicadas.

Segundo essa resolução, a necessidade de captura e translocação de indivíduos de espécie-problema poderá ser indicada mediante a demonstração da insuficiência ou ineficácia dos métodos alternativos para afastamento dos animais da área do aeródromo, conforme descrita em literatura científica ou nos resultados contidos no relatório de acompanhamento do PMFA.

O que são espécies sinantrópicas?

As espécies sinantrópicas são espécies silvestres nativas ou exóticas, que utilizam recursos de áreas antrópicas, de forma transitória em seu deslocamento, como via de passagem, alimentação ou local de descanso, ou permanente, utilizando-as como área de vida.