O que é o Afugentamento de Fauna?
Trata-se de um procedimento técnico, realizado por profissionais especializados, destinado a promover a fuga de animais de um local devido à alguma ameaça.
Quando e onde o Afugentamento de Fauna é necessário?
No licenciamento ambiental: é um procedimento comumente solicitado durante a implantação de empreendimentos que necessitam de supressão vegetal. Para que o afugentamento ocorra é necessário a elaboração de um programa específico de salvamento, afugentamento e resgate. Esse documento deve ser encaminhado ao órgão ambiental licenciador e, se aprovado, uma autorização será emitida (Autorização de Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico – ABIO).
Na aviação: é uma técnica frequente utilizada nos aeroportos para evitar que animais fiquem na trajetória das aeronaves e ocorram colisões. Os métodos de afugentamento são variados e criativos. Podem ser utilizados equipamentos simples que produzam som alto e irritante, como apitos e sirenes, até instrumentos mais sofisticados como lasers. Caso nada disso afugente o animal e a ameaça permaneça, o resgate/captura poderá acontecer.
É importante destacar que todas as ações realizadas/animais manejados devem ser registrados e apresentados ao órgão ambiental em um ou mais relatórios.
O que é o Resgate de Fauna?
Quando obras necessitam de supressão vegetal, é comum que o órgão ambiental licenciador demande a realização do salvamento, afugentamento e resgate de fauna.
A etapa do resgate se refere a captura de animais que não se deslocaram com o afugentamento, em seguida há uma avaliação de saúde do indivíduo e soltura num local adequado distante da supressão da vegetação.
Caso o animal não esteja apto à ser solto, ele deve ser destinado ao atendimento médico veterinário para ser reabilitado e solto quando recuperado.